quinta-feira, 19 de junho de 2014

Quais são os sintomas que levam uma pessoa ao cardiologista?

Comumente, os principais sintomas que levam uma pessoa a procurar um cardiologista são dor no peito, palpitações, dispneia, edema, síncope, fadiga, hemoptise e cianose. Nos próximos parágrafos faremos uma pequena revisão sobre o que são esses sintomas e o que eles podem significar num contexto de doença cardíaca.

1.Dor no peito e angina pectoris: provavelmente é o sintoma mais importante de doença cardíaca, apesar de não ser patognomônico desta. É importante caracterizar o local da dor, a duração, se estão acontecendo episódios recorrentes de dor, quando ela acontece, quanto tempo dura, o que melhora ou piora, qual a característica da dor (pontada, queimação, aperto etc) e se está relacionada à atividade física, alimentação, palpitações, náusea ou outros sintomas. A angina pectoris é o principal sintoma da doença coronariana, geralmente sendo consequência da hipóxia do miocárdio. O sinal de Levine é patognomônico de angina e está ilustrado abaixo. 
Sinal de Levine.

2.Palpitações: são sensações desconfortáveis no peito associadas a arritmias. São comuns e não necessariamente indicam doença cardíaca grave. Na anamnese, é importante perguntar há quanto tempo o paciente vem sentindo as palpitações, qual a frequência, quando ocorrem, quanto tempo duram, se há fatores que melhoram ou pioram, se ocorrem durante exercício físico, entre outras. Cabe ressaltar que alguns medicamentos podem causar arritmias, bem como ansiedade e stress emocional.

3. Dispneia: a dispneia ou “falta de ar” também traz o paciente ao cardiologista. Se a dispneia ocorre à noite, é chamada de dispneia paroxística noturna e é um sintoma específico da insuficiência cardíaca congestiva. A ortopneia se reflete na necessidade de usar mais travesseiros para dormir, já que a posição deitada piora o quadro; assim, é importante perguntarmos quantos travesseiros a pessoa usa para dormir. A dispneia de esforço deve ser caracterizada se ocorre aos grandes, médios ou pequenos esforços, sendo este último relacionado à maior gravidade da doença.

4. Síncope e desmaio: síncope é a perda de consciência transitória, relacionada ao baixo fluxo de sangue cerebral e relatada como “sensação de desmaio”. É importante perguntar se o paciente sentiu palpitações antes da síncope, já que isso pode indicar uma causa arritmogênica. A posição em que ela ocorre também é importante; se ela ocorre quando o paciente levanta abruptamente, pode ser hipotensão ortostática.

5. Fadiga: pacientes com insuficiência cardíaca e doenças valvares comumente se queixam de fadiga, embora ela também não seja específica para problemas cardíacos. É importante caracterizar quando o paciente se sente fadigado, como ela começa ou se ele já acorda cansado, entre outros.

6. Edema: edema de membros inferiores é uma queixa comum do paciente com problemas cardíacos. Para caracterizar o edema, notar se é uni ou bilateral, duro ou mole, quando ele ocorre ou quando se intensifica, se é ou não acompanhado de dor, o que o paciente faz que melhora ou piora entre outros. O paciente com insuficiência cardíaca direita apresentará edema simétrico no membro inferior e que piora ao longo do dia.

7. Hemoptise: estenose mitral é uma possível causa de hemoptise, quando há rupturas de veias brônquicas que estão sob alta pressão nessa condição. Além disso, há também as causas pulmonares para a hemoptise.

8. Cianose: também notada em pacientes com doenças pulmonares e cardíacas. No caso das doenças cardíacas, pode ser resultado de um shunt direita-esquerda como na permanência do ducto arterioso. Nesse caso, acomete os membros inferiores já que ocorre abaixo do nível das carótidas e subclávias.

Boa noite e bons estudos a todos.

Gabriela Pucci 
Liga de Cardiologia Unicamp


Bibliografia
Semiologia Médica, Celmo Celeno Porto, 5ª edição.
Textbook of Physical Diagnosis, Mark H. Swartz, 6th edition. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário