segunda-feira, 16 de junho de 2014

Na angioplastia qual acesso é o melhor? Acesso radial ou Femoral?

Boa noite pessoal!

Hoje vou dedicar meu post ao tema retratado na última aula da nossa Liga: cateterismo e angioplastia, ministrada pelo Dr. Rodrigo Modolo, que introduziu conceitos básicos sobre esta modalidade de diagnóstico e tratamento muito usado na Cardiologia.
Foi uma aula bastante interessante que colocou os ligantes mais próximos da Cardiologia Intervencionista, mostrando desde a História do Cateterismo até as fantásticas imagens do procedimento.
E o engraçado disso tudo é que hoje, estava aqui rondando a Internet à procura de um tema para ser retratado aqui e me deparo com a Edição atual dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, no qual trouxe uma das discussões vistas na aula na forma de um artigo... Devemos optar por uma via FEMORAL ou RADIAL quando formos realizar uma Angioplastia?
O Dr. Rodrigo contou-nos que, atualmente, a via radial tem sido amplamente usada no HC da Unicamp, isto porque é uma via mais prática, mais tranquila para o paciente, mais aceita por ele também, realidade esta diferente do que era observado antigamente, quando a via femoral era a escolhida exclusivamente como acesso às coronárias. Mas aí vem a dúvida... como a via radial tem sido mais usada será que ela nos traz mais benefício em relação à femoral?



De acordo com este artigo publicado nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, as duas vias são extremamente seguras e eficazes para este uso e esta conclusão foi obtida a partir da análise de pacientes incluídos no Registro da Prática Clínica em Síndrome Coronária Aguda (ACCEPT).
É um artigo bastante interessante, embasado em outros estudos muito conhecidos e difundidos no meio científico, como o Radial versus Femoral Access for Coronary Intervention (RIVAL), Radial Versus Femoral Randomized Investigation in ST-Elevation Acute Coronary Syndrome (RIFLE-STEACS), nestes a via radial é tida como preferência, dado menos taxa de mortalidade e de sangramentos graves, quando comparados à via femoral.

Deixo com vocês agora estes estudos citados no post e o artigo dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia! Não deixem de ler!!!


E aí alguém tem contato com outros hospitais de outras cidades, estados, países e sabem o que eles priorizam na hora de escolher uma via de acesso para o cateterismo? Se preferem radial ou femoral? Conhecem outros estudos que comparam estas vias?

Não deixem de deixar o seu ponto de vista e o seu conhecimento sobre o tema nos comentários abaixo! 
Ficaremos honrados em compartilhar conhecimentos também por aqui!

Bons Estudos Pessoal!
:)

por Mayara Schiavon Rabelo - Coordenadora da Liga de Cardiologia da Unicamp 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário