quinta-feira, 15 de maio de 2014

Hipertensão Arterial e Déficit Cognitivo


A hipertensão arterial sistêmica é reconhecidamente um fator de risco para diversas doenças, como aterosclerose, insuficiência cardíaca e renal e acidente vascular cerebral. Mas será que existe relação entre hipertensão arterial e diminuição do desempenho cognitivo?

O assunto ainda é controverso, mas vários estudos sugerem que essa associação existe sim, principalmente em indivíduos idosos. Os estudos compararam o desempenho de dois grupos de idosos, um de normotensos e outro de hipertensos, em diversos testes cognitivos reconhecidos mundialmente. O desempenho do grupo de hipertensos foi significativamente inferior nos testes de atenção, velocidade de processamento de informações, concentração e memória, compreensão e expressão da linguagem e em testes de praxia.


É importante destacar, contudo, que os trabalhos apresentam limitações e que existem trabalhos semelhantes que não encontram alterações significativas entre os grupos estudados. De qualquer forma, trata-se de mais uma possível implicação da hipertensão arterial que merece mais atenção. 

Dois artigos sobre o tema podem ser encontrados nos links abaixo:


Luiza Leal
Coordenadora da Liga de Cardiologia da Unicamp

Um comentário:

  1. Lembrem-se sempre... Cardiologista deve sempre ser consultado, pois a hipertensão é uma doença que pode afetar o coração, e fazer com que o paciente venha a desenvolver outros quadros de doenças cardiovasculares.

    ResponderExcluir