Como havíamos comentado algumas semanas atrás, o exercício físico (principalmente aeróbio) acarreta muitos benefícios para o sistema cardiovascular. A partir de hoje, iremos exemplificar tipos de exercícios que podem melhorar a função cardíaca e quais são mais adequados a cada característica do leitor.
Iniciaremos hoje com o exercício aeróbio mais simples, que é a corrida leve. A corrida pode ser praticada em qualquer lugar, necessitando apenas de um tênis confortável.
É importante aquecer antes de iniciar a atividade física, e, pra isso, sugerimos uma caminhada de 5 minutos. O aumento da temperatura corporal auxilia na flexibilidade dos músculos a serem utilizados no exercício.
Após o aquecimento, podemos começar a corride leve. Esta corrida é aquela parecida com um 'trote', de pequena intensidade. Se formos pensar em correr na esteira, seria uma variação de velocidade entre 6,5 e 8,0km/h, dependendo do biotipo da pessoa. Mas esta corrida pode ser em parques, em volta de lagos, onde for melhor para o praticante.
Mas e o tempo? E se eu não aguentar correr? Todas essas dúvidas surgem durante o início da prática de exercício físico. O exercício aeróbio é mais eficaz quando a continuidade da atividade é maior, mas nada impede que essa continuidade seja segmentada para conseguir realizar um tempo maior de exercício. Portanto, exemplificaremos a corrida leve de duas formas:
1- aquecimento de 5 minutos com caminhada. Corrida leve de 25 minutos com velocidade entre 6,5 e 8,0km/h.
2- aquecimento de 5 minutos com caminhada. Corrida leve intervalada (2 minutos com velocidade 7,0km/h e 3 minutos caminhando com velocidade 5,0km/h). Faz-se esse intervalo até completar 25 minutos de corrida.
A corrida intervalada é um ótimo começo para quem não consegue correr o tempo todo por baixa resistência. Esses exercícios podem ser feitos pelo menos três vezes por semana. E, conforme a resistência for aumentando, o tempo de corrida também pode ser estendido.
Precauções do exercício de corrida: a corrida é excelente para melhorar o funcionamento do coração, mas não é recomendada para indivíduos obesos, com problemas articulares, dores na coluna, pessoas que já passaram por uma cirurgia cardíaca como colocação de pontes, pressão arterial descontrolada, dentre outros. Portanto, é sempre necessário consultar seu médico e um profissional de educação física antes de iniciar uma atividade física. A corrida é excelente para o coração, mas como forma de prevenção, e não de cura.
Nas próximas semanas colocaremos outros exercícios que sejam melhores para os indivíduos que não devem praticar a corrida.
Lembrem-se de se hidratarem sempre durante a prática de atividade física.
Qualquer dúvida, entrem em contato conosco!
Vamos começar a cuidar do coração! E, quem puder, vamos correr!
Filipe Canela
Liga de Cardiologia Unicamp
Liga de Cardiologia Unicamp
Nenhum comentário:
Postar um comentário