quinta-feira, 1 de maio de 2014

Vocês já ouviram falar da Síndrome do Coração pós-feriado?

Boa noite, pessoal que visita o Blog da Liga de Cardiologia da Unicamp!
Estava dando uma olhada em artigos sobre Cardiologia e me deparei com um artigo que tem muita relação com o tema recém visto em nossas aulas teóricas com o Dr. Fernando Piza (ECG e arritmias) e com o feriado prolongado que se iniciou hoje, dia 1º de Maio.
Este artigo fala sobre a Síndrome do Coração pós feriado, descoberta há 34 anos. É uma doença caracterizada pelo aparecimento de arritmias cardíacas após a ingestão excessiva e aguda de álcool. Por isto ela leva este nome interessante: casos assim aparecem mais frequentemente após feriados e finais de semana, quando o pessoal se reúne com amigos para 'beber alguma coisa'.
O interessante deste artigo é que, além de ser um Artigo de Revisão explicando um pouco mais sobre a história desta doença subdiagnosticada em nosso meio, é que ele cita muitos dos tipos de arritmias que o álcool pode desencadear - fibrilação atrial, flutter atrial, taquicardia atrial paroxísticas e extrassístoles ventriculares isoladas -, algumas delas expostas em nossa aula teórica.


Para um melhor aproveitamento e fixação do seu estudo, tente associar os tipos de arritmias citadas neste artigo e que podem aparecer devido a um "binge drinking" com os traçados de ECG que nós podemos ter. Esta prática de associar o nome da doença com um traçado de ECG visível relacionado a ela torna mais o aprendizado e até um diagnóstico futuro quando começarmos a exercer nossa profissão médica.


Bom feriado a todos!

Mayara Schiavon Rabelo
(Coordenadora de Extensão da Liga de Cardiologia da Unicamp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário