segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Você conhece os efeitos cardiovasculares decorrentes do uso da cocaína?


Que as substâncias psicoativas ilícitas exercem grandes efeitos em nosso organismo nós já estamos cansados de saber, mas, cientificamente você reconhece estes efeitos de fato? Você entende o porquê de uma pessoa ir a óbito após usar tais substâncias? Hoje, nosso post abordará um pouco sobre os efeitos da cocaína no nosso organismo e, principalmente, as complicações cardiovasculares que ela ocasiona...

Mas você deve estar se perguntando... por que eu escolhi falar especificamente sobre a cocaína? Bom, percebi que no nosso meio, o uso desta substância tem aumentado nos últimos tempos, por meio de um estudo, publicado na Fapesp em janeiro deste ano, mostrou que o Brasil está entre os países que mais a consomem, além disso, cerca de 2% da população brasileira consumia cocaína na época da realização deste mesmo estudo. Logo, além das substâncias lícitas em nosso país, como álcool e tabaco, as ilícitas, também tem um peso importante por aqui.

Encontrei um artigo de revisão muito bacana para explicar os efeitos da cocaína em nosso organismo, apesar de ele ser um pouco antigo (data de 1990), ele é bastante didático: basicamente ela atua bloqueando a capacidade de recaptação pré-sináptica das catecolaminas, provocando um excesso de neurotransmissores nos receptores pós-sinápticos. É este excesso de catecolaminas nas sinapses que provoca a maior parte dos efeitos cardiovasculares desta substância, porém, não podem ser descartados também os efeitos tóxicos diretos da substância.


Como efeitos cardiovasculares temos: vasoconstrição, taquicardia, elevação da pressão arterial, predisposição à arritmias cardíacas (bradicardia sinusal e até assistolia - por conta do efeito anestésico local - e também ventriculares).

Como complicações do uso de cocaína podemos ter: infarto agudo do miocárdio, miocardites, cardiomiopatia dilatada, edema pulmonar, dissecção de aorta, morte súbita e arritmias. De todas estas graves complicações decorrentes do uso da substância, o INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO é, sem dúvida, a mais frequente em nosso meio.

Este infarto ocasionado pelo uso da cocaína deve chamar muito a atenção dos profissionais de saúde, inclusive de nós, estudantes, porque é um infarto que tipicamente acomete pacientes JOVENS, muitas vezes sem o antecedentes de dislipidemia que é o mais conhecido por nós. Neste artigo de revisão que mencionei ali em cima, é abordada como possível causa deste infarto ocasionado pelo uso da cocaína o VASO-ESPASMO das artérias coronárias associado a uma TROMBOGENICIDADE propiciada por esta substância. Tais condições, quando associadas a um paciente que já apresenta algum grau de obstrução coronária, apresenta o risco dobrado para desenvolver um infarto agudo do miocárdio.

Esta associação entre uso de substâncias psicoativas, sobretudo a cocaína e seus derivados, e a abordagem cardíaca é tão relevante que, no Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo do ano passado, o diretor da SOCESP coordenou uma discussão sobre o risco que este uso traz ao coração dos nossos jovens. Assim, ele mesmo afirma que, em casos de Emergências envolvendo SÍNDROMES CORONÁRIAS AGUDAS EM JOVENS (< 40 anos), o uso de cocaína deve ser muito bem investigado por parte dos médicos. Não basta perguntarmos apenas na sala de Emergência se houve uso antecedendo os sintomas cardíacos, deve haver uma investigação posterior sobre esse uso.

Ainda mostrando a relevância do tema na Cardiologia, sobretudo quando falamos de pacientes jovens, este ano no Congresso da SOCESP, um dos trabalhos aprovados para apresentação abordava uma complicação em um paciente de 19 anos, devido ao uso de cocaína: formação de pseudoaneurisma gigante em ventrículo esquerdo após o uso de cocaína. Mesmo sendo uma complicação extrema e rara, ela ocorre e seu tratamento é somente cirúrgico.


Bom, por hoje é só pessoal :)
Espero que tenham aproveitado e aprendido um pouco mais...

Boa noite!
Até a próxima :)

Abaixo, deixo para vocês os links dos artigos que consultei..

Artigo de Revisão: Cocaína e o coração

O que disse o diretor da SOCESP sobre o tema

Pseudoaneurisma de ventrículo esquerdo - Complicação do uso de cocaína

Estudo de prevalência do uso de cocaína no Brasil

Um comentário: