segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Sorriso bonito e coração saúdavel- prevenção de endocardite infecciosa.

        A endocardite infecciosa é um ótimo exemplo para demonstrar a relação entre saúde bucal e o funcionamento cardíaco. A doença se trata de uma infecção da parede interna do coração ou das válvulas cardíacas, causada por fungos, vírus ou bactérias. Dentro deste este último grupo, destaca-se a importância do Streptococus viridans, uma bactéria oportunista que habita normalmente a boca de todos os seres humanos.
        Quando surge uma porta de entrada para a circulação, seja por uma periodontite (infecção e inflamação dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes), gengivite ou intervenção odontológica mais invasiva, ele logo atinge a corrente sanguínea. Por meio desta, a bactéria irá direto para o endocárdio, camada interna do coração onde estão as válvulas. Neste local, ele se proliferará e causará a infecção do tecido. Se não tratada rapidamente, a infecção pode evoluir e provocar alterações no funcionamento das válvulas, podendo levar a completa destruição delas.
        A doença apresenta como principal sintoma, no início, uma febre prolongada, mas pode aparecer mais tardiamente uma perda de peso, falta de ar, tosse, o surgimento de sopro ou mudanças em um pré-existente. Contudo, hoje em dia com o diagnóstico precoce, diminuiu o aparecimento destes últimos sintomas, pois inicia-se o tratamento antes que possam se desenvolver.
        O tratamento é feito pela administração endovenosa de antibióticos por 4 a 6 semanas, e se não houver melhora, faz-se a remoção cirúrgica do tecido infeccionado com a troca da válvula comprometida por uma prótese.
         A endocardite bacteriana atinge indíces mais elevados no chamado grupo de risco, que é formado por portadores de doenças congênitas, lesões valvares e próteses no coração. Dos casos diagnosticados, cerca de 40% têm origem em bactérias provenientes da boca. Portanto, um bom cuidado com a saúde bucal, ao manter a higiene adequada e fazendo visitas periódicas no dentista e no cardiologista, podem prevenir o aparecimento desta doença.
         Logo na primeira consulta médica e odontólogica, deve ser feito uma anamnese completa para pesquisar a condição de saúde geral da pessoa. Com os dados coletados, é possível dizer se o paciente pode se submeter a uma intervenção cirúrgica sem maiores riscos. E, caso haja esse risco, essa informação permite que o dentista ou o cardiologista esteja melhor preparado na prevenção da doença ao prescrever um antibiótico que deve ser ingerido logo antes do procedimento.
         Com tudo isso em mente, lembre-se de sempre escovar bem os dentes, passar fio dental e usar o enxaguante bucal, além das consultas periódicas com o profissional da área. Assim, adquire um sorriso bonito e um coração saudável.

Referências:

Descuido com a saúde bucal pode comprometer o coração. Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2013

Endocardite Infecciosa: o coração e a boca. Publicado em setembro 26, 2011 por Rosane Menezes Faria, membro do Departamento de Odontologia da SOCESP



Associação entre saúde bucal e doença arterial coronária aterosclerótica em pacientes submetidos a cineangiocoronariografia: estudo transversal controlado. Rev. Bras. Cardiol. Invasiva vol.20 no.2. São Paulo Apr./June 2012. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2179-8397201200012&script=sci_arttext

Saúde bucal previne doenças cardíacas. Por Marina Yamaoka. Publicada em: 28/04/2008. Fonte: Faculdade de Odontologia - USP http://www.usp.br/aun/exibir.php?id=2028


Um comentário:

  1. Cardiologia é algo muito interessante de aprender... eu mesma não sabia que um problema bucal interferia diretamente no coração, através da corrente sanguínea. É muito bacana aprender mais e mais sobre essas curiosidades.

    ResponderExcluir