segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Energéticos possuem algum malefício para o coração?

Atualmente, sabemos que muitos jovens fazem uso de bebidas energéticas, principalmente em festas. Às vezes tomam essas bebidas apenas para ficarem mais 'acordados', e outras vezes as misturam com bebidas alcoólicas.
  No post de hoje, procuramos analisar e informar se as bebidas energéticas possuem algum malefício para o coração. Alguns estudos mostraram que, voluntários foram observados e monitorados antes e depois de ingerirem bebidas energéticas. Foi constatado que após a ingestão dessas substâncias o coração aumentou seu ritmo de funcionamento, principalmente pela presença de cafeína e taurina nos energéticos.
  Os estudos confirmaram o aumento de contrações do músculo cardíaco, porém foram análises a curto prazo, sendo necessários mais estudos sobre os efeitos a longo prazo que os energéticos podem causar.
  Mas enfim, existe algum problema em beber energéticos? A resposta é sim, pois o problema consiste em exigir mais do coração devido às altas concentrações de cafeína e taurina nesses produtos. Contudo, jovens e adultos saudáveis não precisam se preocupar demasiadamente, uma vez que não possuem problemas cardíacos prévios, desde que o consumo não seja de forma exagerada e constante. Já as crianças, idosos e indivíduos com doenças do aparelho cardiovascular devem sim se preocupar com a ingestão dessas bebidas, as quais influenciam no funcionamento do coração.
  De qualquer forma, é importante moderar o uso desses produtos, sendo saudável ou não. E, mais importante, é fazer controles anuais com cardiologistas para saber se o risco de ingerir energéticos é aumentado ou não dependendo de cada indivíduo.
  Para quem quiser se aprofundar mais no assunto, recomendamos duas bibliografias, citadas abaixo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- Phan JK, et al. 'Effect of caffeinated versus noncaffeinated energy drinks on central blood pressures.' Pharmacotherapy, 2014.
2- Livro 'Nutrição Básica e Metabolismo' Autoras: Neuza Maria Brunoro Costa e Maria do Carmo Gouveia Peluzio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário