quinta-feira, 10 de julho de 2014

Hábitos cotidianos podem ajudar o coração?

  Atualmente, percebemos um aumento significativo de pessoas sedentárias no mundo. E esse sedentarismo não corresponde apenas à falta de exercício por si só, mas também por mudanças de pequenos hábitos do dia a dia que podem influenciar na saúde a longo prazo.
  Antigamente, era comum que as pessoas fossem trabalhar a pé, que percorressem uma boa distância para chegar onde queriam. Andar de carro era um 'privilégio' que poucos possuíam. Mas e hoje? Podemos ver que há muitas pessoas que, se pudessem, parariam o carro dentro da sala de onde elas precisam estar, só pelo fato de andar menos.
  Esses pequenos hábitos podem ajudar muito a melhorar a função cardíaca, ainda mais para pessoas que têm pouco tempo para desenvolver uma atividade física diária. Mas quais pequenos hábitos podem ser mudados para combater o sedentarismo?
  Dentre muitos, podemos citar alguns muito comuns, como por exemplo: estacionar o carro um pouco mais longe do local de destino para caminhar mais, ou até mesmo ir a pé se o destino não for muito longe; em vez de subir os andares de um prédio de elevador, podemos subi-los de escadas, desde que não tenhamos problemas articulares; também podemos usar outros meios de transporte, como as bicicletas, para irmos a alguns lugares.
  Essas são pequenas atitudes que melhoram sua saúde. Mesmo que a prática de atividade física não seja intencional, o aumento da atividade metabólica do organismo estimula o músculo cardíaco a trabalhar com maior intensidade e, a longo prazo, seu coração estará mais apto a bombear sangue com eficácia para o corpo.
  Não deixe para fazer amanhã o que você pode mudar hoje,ainda mais quando se trata da sua saúde. Mude pequenos hábitos, e vai perceber uma grande diferença.
 
  Leitura Recomendada

  1- Livro 'Fisiologia do Esporte e do Exercício' W. Larry Kenney et al.

Nenhum comentário:

Postar um comentário