segunda-feira, 21 de julho de 2014

Cuide do seu coração nesse inverno

          Por muitas décadas, foi observado por especialistas no mundo todo o aumento da mortalidade por doenças cardiovasculares durante a época mais fria do ano. Uma pesquisa recente em São Paulo mostra que há um aumento de 30% nos casos de morte por infarto do miocárdio na cidade quando as médias diárias de temperatura ficam abaixo de 14ºC.

           E não é apenas com o infarto do miocárdio que devemos nos preocupar com as baixas temperaturas, pois o frio também desencadeia outras doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral, angina e arritmias cardíacas.

           Para explicar esse efeito foram criadas algumas hipóteses, sendo que uma delas diz que o frio gera uma vasoconstrição, por estimular receptores nervosos da pele a liberarem catecolaminas, e, consequentemente, a um aumento da pressão arterial, que leva a ruptura de placas de gordura das artérias coronárias. Neste processo, há a liberação de proteínas e plaquetas numa tentativa de reverter o quadro, mas que na realidade aumenta a probabilidade de gerar coágulos, responsáveis por bloquear as artérias.  

           Outra hipótese é a que relaciona infecções respiratórias e a temperatura numa reação em cadeia, pois com uma infecção, o nosso organismo fica em estado maior de inflamação e isto piora a inflamação das placas de aterosclerose, propiciando maior chance de haver rupturas e infarto do miocárdio. Essa relação pode ser observada com  a redução na taxa de infarto no inverno quando se vacina contra a gripe no outono.

           Portanto, neste inverno proteja seu coração dos dias mais frios! Use agasalhos, tome bebidas quentes como chá e chocolate quente, mas não se esqueça daqueles que não tem quatro paredes e um teto para se proteger!


Boa noite e bom inverno!

Amanda Caon Morioka



Referências:

No inverno aumento a mortalidade por doença cardiovascular.  Julho 6 2011.  http://www.socesp.org.br/blogdocoracao/2011/07/06/no-inverno-aumento-a-mortalidade-por-doenca-cardiovascular/


Frio aumenta em 30% os casos de infarto, alerta instituto. Fonte:G1
02/07/2008. http://www.sbh.org.br/geral/noticias.asp?id=87




Nenhum comentário:

Postar um comentário