segunda-feira, 21 de abril de 2014

Outra perspectiva para o estudo da Anatomia Cardíaca

Não há como negar a beleza da anatomia cardíaca.

Começamos na medicina com o estudo estático naquelas peças anatômicas nos nossos laboratórios de Anatomia Humana, tentando desvendar suas estruturas, nem sempre tão adequadamente dissecadas, fixadas e muitas vezes, infelizmente, destruídas pelo descuidado dos nossos colegas acadêmicos.

Mas mesmo assim, os apaixonados por essa máquina biológica se encantam ao imaginar seu funcionamento e suas correlações anatômicas.
Eventualmente frustrações surgem na comparação incessante com os Atlas.. sempre com as figuras muito bem desenhadas, coloridas, nas posições mais cômodas..
Alguns apaixonados ainda vão atrás de mais e recorrem a atlas fotográficos como o belíssimo Yokoshi...
E infelizmente somos bombardeados nos anos seguintes da medicina somente com essas imagens de Atlas ou programas de imagens em 3D..

No entanto, convenhamos, a maior beleza do coração não está na sua análise estática, certo?

E nessa perspectiva que procurei algumas das ferramentas disponíveis para o estudo anatômico em condição dinâmica para a aula que ministrei em nossa Liga sobre "Anatomia Cardíaca no Raciocínio Diagnóstico" e vou descrever uma das ferramentas mais interessantes que encontrei: The Atlas of Human Cardiac Anatomy mantido pela Visible Heart® Laboratory da University of Minnesota.

O Visible Heart Laboratory montou esse Atlas a partir de 50 corações humanos doados pela LifeSource Organ and Tissue Donation, que foram reanimados por metodologias muito bem estruturadas para a montagem de vídeos para o estudo sobre o funcionamento do coração em diversos ângulos, cobrindo todos os movimentos das valvas, as contrações das câmaras de diversos ângulos internos e externos e toda arquitetura cardíaca durante seu funcionamento. Além também de outros corações que foram direcionados ao estudo de perfusão. 
Se ficou curioso sobre as metodologias, leia mais aqui: Project Methodologies

E com todo esse aparato de captação e manutenção da atividade cardíaca, eles não se restringiram apenas a coletar imagens externas, mas também a imagens endoscópicas, de ressonância magnética e tomografia computadorizada. Associam ainda imagens endoscópicas, com ecocardiografia e fluoroscopia simultâneas para associação do leitor de todas as imagens. E há ainda muitos outros modos de ver o coração em funcionamento e também da forma estática tradicional.

O site é para infinitas visitas! Tanto para estudo da anatomia básica, de correlações fisiológicas e clínicas, para apreciação, para montar seminários e aulas muito interessantes.

Coloco aqui alguns dos vídeos disponíveis no The Atlas of Human Cardiac Anatomy para aguçar a curiosidade de vocês:
E qual valvas estamos visualizando aqui?


Qual sistema está sendo destacado no vídeo?


Estudar os cortes da imagenologia não fica mais prático?

Que tal explorarmos mais essas ferramentas de análise funcional do órgão depois de um bom estudo do órgão estático? 
Talvez isso torne o estudo da anatomia cardíaca mais aplicável e presente no nosso raciocínio diagnóstico, portanto na semiotécnica, na análise um ecocardiograma, uma ressonância, um cateterismo, passar um cateter.. 

Até terça (22/04) às 12h15 para a aula do Dr. Fernando Piza sobre ECG: aspectos básicos,

Elayne Oliveira
Presidente da Liga de Cardiologia da UNICAMP

Um comentário: