terça-feira, 8 de abril de 2014

O Coração Saudável

            Nas últimas décadas, a expectativa de vida vem aumentando bastante. Porém, muitas pessoas chegam à terceira idade com uma qualidade de vida ruim, dependendo de diversas medicações para se manterem bem.
             Pensando nisso, a Liga de Cardiologia da Unicamp criou este blog, objetivando publicar assuntos semanalmente relacionados ao coração, informando aos leitores aspectos muito interessante.
  Hoje, falaremos um pouco aqui sobre a atividade física e seus benefícios para o sistema cardiovascular. Nas próximas semanas, publicaremos outros tipos de exercícios para que os leitores adequem suas características pessoais aos exercícios.
            Primeiramente, vamos explicar sucintamente o funcionamento básico do coração. Este órgão de suma importância é tão desenvolvido que é capaz de gerar o próprio estímulo, excitar-se com ele, conduzi-lo e, por fim, contrair o músculo cardíaco para ejetar sangue para o corpo. A fisiologia cardíaca é uma área muito abrangente, mas para efeitos práticos, adotaremos uma simples fórmula para relacionar a atividade física ao coração: Débito Cardíaco = Volume Sistólico x Frequência Cardíaca. Ou seja, débito cardíaco é o volume de sangue bombeado em um minuto.
            Dessa forma, podemos propor que o exercício físico otimiza um dos dois produtos da fórmula, tentando manter o débito, mas exigindo menos do coração. Se pararmos para pensar, o coração bate em média 70 vezes por minuto, ejetando 70ml de sangue a cada batimento, gerando um débito de aproximadamente 500ml de sangue por minuto. Se formos mais além ainda, uma pessoa que vive 70 anos, o coração bate milhões e milhões de vezes, sem parar. Com poucas informações, percebemos a grande importância de cuidar bem desse órgão, para que todos cheguemos à terceira idade saudáveis.
            Mas como a atividade física auxilia o coração? Uma explicação breve e simples fará o leitor entender facilmente esta relação. Existem dois tipos de exercícios, o anaeróbio e o aeróbio. E, a partir deles, o músculo pode hipertrofiar (aumentar de volume) também de duas formas, concentricamente e excentricamente.
            A hipertrofia concêntrica aumenta o volume das fibras musculares cardíacas, porém o miocárdio cresce para dentro, ou seja, diminui o volume das câmaras cardíacas. Com isso, menos sangue é ejetado pelo ventrículo a cada batimento, fazendo-se necessário aumentar o número de batimentos por minuto (frequência cardíaca) para manter o débito. Dessa forma, podemos deduzir que o treinamento especificamente anaeróbio, quando muito intenso (como é o caso do treinamento de fisioculturistas) é prejudicial a fisiologia do sistema cardiovascular.
            Por outro lado, o exercício aeróbio tende a ser benéfico para o coração. O exercício aeróbio estimula a hipertrofia excêntrica do músculo cardíaco, causando uma dilatação das câmaras. Porém, essa dilatação pode ser tão exacerbada, principalmente quando patológica, que o coração perde a capacidade de contrair, mas esse ponto deixaremos para uma outra ocasião. Voltando à atividade física, o exercício aeróbio causa hipertrofia excêntrica. Com isso, o volume de sangue ejetado a cada batimento será maior. Se olharmos a fórmula básica novamente (DC=VSxFC), percebemos que, se o volume sistólico aumenta, a frequência cardíaca pode diminuir e o débito se manterá o mesmo. Esse é um exemplo de “coração de atleta”, cujo miocárdio é tão treinado e forte, que basta poucas contrações para distribuir o sangue pelo corpo.
            Hoje, para não alongarmos muito, publicamos apenas estas informações básicas sobre os benefícios da atividade física para o coração. Mas fiquem atentos ao blog da Liga de Cardiologia da Unicamp, pois nas próximas semanas publicaremos diferentes tipos de exercícios aeróbios e, relacionaremos cada exercício com as particularidades de cada pessoa (obesos, idosos, hipertensos, etc.). Isso é importante porque cada indivíduo reage diferente a determinado exercício e, dependendo da característica de cada pessoa, ela pode estar limitada a praticar alguns exercícios , necessitando de uma atividade específica para otimizar as funções do coração.
            De qualquer forma, sempre procurem um médico e um educador físico para orientá-los antes de fazerem atividades físicas exageradas.

Agradecemos a leitura de todos,


Liga de Cardiologia da UNICAMP. 

Um comentário:

  1. Nada melhor do que ter um coração sempre saudável. Cardiologista é médico mais procurado nos últimos tempos, por conta da saúde cardiovascular.

    ResponderExcluir