segunda-feira, 14 de abril de 2014

Treinando o ouvido para ausculta cardíaca

Na ultima aula teórica da Liga de Cardiologia (08/04), o professor José Roberto nos ensinou sobre a base da ausculta cardíaca.

Aprendemos que para uma boa ausculta é necessário primeiramente usar a oliva correta para o formato do ouvido do examinador. Ela deve abafar completamente os ruídos exteriores, permitindo que se ouça apenas o foco que se quer auscultar.

Além disso, o professor José Roberto nos ensinou que devemos acostumar nossos ouvidos com os ruídos cardíacos normais, para que consigamos reconhecer rapidamente as bulhas cardíacas e perceber as alterações da normalidade. Estas, então, serão analisadas de acordo com o período do ciclo que aparecem (relação com as bulhas) e com quais focos de ausculta encontram se mais forte.

Hoje em dia, há inúmeros aplicativos disponíveis que simulam os ruídos cardíacos, possibilitando um maior treinamento para nossos ouvidos. Vale lembrar que assim como para uma boa ausculta são necessárias olivas corretas, para ouvir bem são necessários headphones fechados, por isolar melhor o som exterior.

Alguns aplicativos disponíveis são:

-gratuitos:

https://itunes.apple.com/br/app/3m-littmann-soundbuilder/id414942730?mt=8

https://itunes.apple.com/br/app/heart-murmur-lite/id506431556?mt=8

https://itunes.apple.com/br/app/istethoscope-expert-heart/id651962198?mt=8

-pagos:

https://itunes.apple.com/br/app/heart-murmur-pro-heart-sound/id451697322?mt=8

https://itunes.apple.com/br/app/imurmur-2/id372621883?mt=8

https://itunes.apple.com/br/app/iauscultar/id522014037?mt=8

Há também inúmeros sites com informações sobre o assunto. Há um site português, por exemplo, que possui os ruídos e sopros cardíacos em áudio, descrevendo cada um deles, para melhor compreensão dos termos técnicos. O link para este site é:
http://estudmed.com.sapo.pt/ausculta/fs.htm

Agora é só baixar o aplicativo que melhor atende as suas necessidades e treinar muito! Eu, por exemplo, escolhi o aplicativo soundbuilder da Littmann. Possui um layout simples, bem didático e auto-explicativo.
A primeira página do aplicativo mostra todos os ruídos e sopros cardíacos disponíveis para estudo. Depois de escolher o ruído que quer estudar, aparece uma página com as características básicas relacionadas com o item em questão, como a posição de ausculta, o foco, as causas do ruído, o que se deve esperar ouvir, etc.



Então, passa-se para a parte da ausculta em si e uma visão do movimento cardíaco associado a esse som.
O inconveniente do aplicativo é a constante propaganda dos produtos da Littmann, mas nada que atrapalhe ou incomode muito.




Espero que tenham gostado do post e da aula teórica dada semana passada. Aproveito para lembrá-los da aula de amanhã sobre indicações da RNM cardíaca as 12:15, sala a confirmar, com o professor Otávio Rizzi.

Até amanha,

Amanda Caon Morioka
Coordenadora da Liga de Cardiologia Unicamp

Um comentário:

  1. Cardiologista tem que estar sempre treinado e atualizado para a execução dos exames com excelência.

    ResponderExcluir